No âmbito do projeto Rebanhos + Clima Positivo, uma equipa composta por criadores de gado, formadores e alunos da Escola de Pastores, realizaram uma visita de intercâmbio de boas práticas pastorícias na região da Extremadura (Espanha).

26 outubro

A primeira paragem, no dia 26 de outubro, foi na comarca da Sierra da Gata e Hurdes, para conhecer a Asociación Mosaico Silvopastoral.

27 de outubro – Casar de Cáceres

No segundo dia de intercâmbio, a comitiva do projeto Rebanhos + Clima Positivo visitou as instalações da Cooperativa Cooprado.
Trata-se de uma das principais cooperativas agrícolas desta província espanhola, que trabalha diariamente com o objetivo de melhorar e valorizar a sustentabilidade das explorações de gado. Esta entidade é uma das responsáveis pela Escola de Pastores da Extremadura.

28 de outubro – Málaga

No terceiro dia a equipa desceu ao sul de Espanha, até à província de Málaga, à descoberta de novos exemplos de boas práticas associadas à pastorícia.
Desta vez, o dia começou na fábrica de queijos “Montes de Málaga” da Agrupácion de Ganaderos De Los Montes de Málaga – AGAMMA.
Esta associação apoia a criação de cabras produtoras de leite de raça Malagueña, que vivem ao ar livre, em regime extensivo. Este sistema resulta num leite fresco de alta qualidade e cheio de nutrientes.
Os “Quesos Montes de Málaga” são uma marca de referência desta região espanhola.

Em seguida, deslocou-se à Casa de la Cabra Malagueña, na localidade de Casabermeja, que culminou num encontro com os representantes da Associação de Criadores de Cabra Malagueña.
Houve espaço para a troca de ideias e impressões com alunos e formadores da Escola de Pastores da Andaluzia.

29 de outubro – Parque Natural da Serra Crestellina

No coração do Parque Natural da Serra Crestellina encontra-se uma empresa familiar de produção de queijos e produtos lácteos.
A “Crestellina” trabalha há quatro gerações baseada no respeito pelo meio ambiente e pelos animais.
As cabras de raça payoya alimentam-se em pastos extensivos, ao longo deste parque natural. Todo o leite extraído é transformado em queijo 100% natural e sustentável.
O amor pela terra, pela família e pelo meio ambiente são as chaves para o sucesso desta quinta situada na província de Málaga.

30 de outubro – Aldeia de Chãos

O intercâmbio de boas práticas pastorícias culminou em terras lusitanas, no passado dia 31 de outubro, com uma visita à Cooperativa Terra Chã, sediada na aldeia de Chãos, freguesia de Alcobertas e concelho de Rio Maior, no seio do Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros.
Esta cooperativa, estruturada em diversas secções, está essencialmente direcionada para a Silvopastorícia, para a prática do pastoreio extensivo e para o turismo na Serra dos Candeeiros.

Esta viagem está inserida no projeto “REBANHOS MAIS”, financiado pela Fundação “La Caixa”, no âmbito do programa “PROMOVE REGIÕES FRONTEIRIÇAS”.

Rebanhos + Clima Positivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *